sexta-feira, 16 de novembro de 2007

NÃO DEIS LUGAR AO DIABO

NÃO DEIS LUGAR AO DIABO

Efésios 4:27

A Palavra de Deus nos fala que estamos em guerra e que essa guerra não é contra a carne, mas sim contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes – Efésios 6:12.

Existem espírito satânicos que são enviados a nós para nos oporem em nossa caminhada cristã. Vejamos alguns deles:

1) Espírito Opositor – Atos 8:9-11

Nesse texto vemos que existe um tipo de espírito que age com a ilusão, um espírito de engano que agia na pessoa de Simão. E este homem fazia muitos milagres e insinuava-se ser uma grande pessoa.

Este espírito age em nosso dias, dentro das igrejas, levando homens e mulheres de Deus a pensarem ser grandes personagens, grandes vasos, grandes bênçãos, quando a Bíblia nos ensina que devemos ser servos; se quisermos ser os primeiros, devemos ser os últimos. Este espírito age juntamente com o espírito de soberba. Não somos nada. Quem nos usa é o Espírito Santo de Deus e Ele é tudo. Todas as nossas ações na Obra do Senhor são para a Glória de Deus.

E hoje, muitos crentes tem sido iludidos, enganados por pessoas que se dizem profetas, que falam "revelações", "mistérios", quando estão possessas de espíritos enganadores. São pessoas que, após entregarem uma revelação ou serem bem sucedidas em suas pregações, dizem "Eu profetizei", "Eu arrebentei na pregação", "Se eu não tivesse profetizado fulano teria se dado mal."

2) Espírito Opositor – Atos 13:8-10 Este espírito se opõe, principalmente, durante a pregação da Palavra de Deus a alguém e sua principal função é desviar os crentes dos caminhos de Deus e alterar a Palavra de Deus. Neste caso, este espírito tenta "afastar da fé o procônsul" (v.8). É incansável na sua tentativa de "perverter os retos caminhos do Senhor" (v.10). Suas armas são o engano e a malícia e é inimigo da justiça.

3) Espírito Adivinhador – Atos 16:16

Este espírito age "mascarado". Ele advinha coisas a respeito de nossas vidas, revelando isso como se fosse o Espírito Santo. Mas a diferença é que age por interesse ("dava grandes lucros ao seus senhores") e causa indignação aos servos de Deus, pois atrapalha o andamento da Obra.

Existem pessoas assim que, em todo culto querem Ter "revelações" e advinham certas coisas dos irmãos. Não sou contra revelações de Deus, mas aquilo que é do Senhor é dado e revelado com decência e ordem, traz consolo e edificação e nunca confusão. Repare que, conforme diz o texto, isto era repetitivo (v.18); o nosso Deus é Deus criativo, que não costuma ficar repetindo a mesma coisas. A isso, diz a Bíblia, nos cabe questionarmos e provarmos os espíritos e conferir se o que está sendo dito está de acordo com a Bíblia.

Repare que essa jovem clamava dizendo que Paulo e Silas eram enviados de Deus, mas estava possessa de um espírito maligno.

4) Espírito Atormentador – I Samuel 16:14-15

Esse é um caso de opressão maligna e não de possessão demoníaca, e ocorre quando um crente se afasta dos propósitos divinos para sua vida. Se esta opressão não for tratada pelo Senhor tornar-se-á a porta para uma futura possessão.

Pela constante desobediência de Saul, o Espírito do Senhor se afastou de Saul e, quando isso acontece, o caminho fica livre para que os espíritos demoníacos possam agir. Eles agem em nossa mente, nos atormentando com pensamentos do tipo: "Ninguém na Igreja gosta de você", "Deus te abandonou", "O pastor não fala com você" e etc. Isto leva a pessoa a um estado depressivo e traz sérias consequências para a vida da Igreja.

5) O Espírito da Noite ou Terror Noturno – Salmos 91:5a

Este espírito, que é uma potestade, tem a missão de atrapalhar o sono dos servos de Deus, imprimindo uma opressão tal que leva a pessoa a Ter insônia e pesadelos constantes. Quando pedimos ao Senhor que tome o nosso sono, a Bíblia nos afirma que logo pegamos no sono e que o Senhor nos faz repousar seguros (Salmos 4:8).

Infelizmente, nós vemos hoje muitas pessoas que são líderes em nossas Igrejas e que só conseguem dormir a base de calmantes, anti-depressivos e tranqüilizantes. Mas devemos Ter a certeza de que não calmante melhor que o Espírito Santo, o bálsamo de Gileade.

6) Espírito da Seta do Dia – Salmos 91:5b

Este espírito tem por intuito "flechar" os crentes que estão em consagração ao Senhor. Quem já não levou uma "seta" do diabo? De repente uma dor de cabeça forte, um tombo, uma palavra ríspida dita contra nós. São setas lançadas pelo diabo com a intenção de atacar e destruir os crentes consagrados – Efésios 6:16.

FORMAS DE NOS LIVRARMOS DESSES ESPÍRITOS MALIGNOS

1) Não devemos ser cúmplices das obras das atrevas – Efésios 5:11

2) Não devemos fazer nada para a divisão do corpo – Filipenses 2:3

3) Devemos ver o que está ocupando o nosso pensamento – Filipenses 4:8

4) Devemos andar em Cristo (Colossenses 2:6) e nos abstermos de toda forma de mal ( II Tessalonicenses 5:22)

5) Devemos resistir ao diabo – Tiago 4:7

FIM.

Nenhum comentário: