sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A BIBLIA E MARIA

A BÍBLIA E MARIA

Pastor Timofei Diacov


Sinto temor e tremor quando afirmo alguma coisa a respeito de assuntos religiosos como procedentes da Bíblia. Por outro lado sinto a responsabilidade e a necessidade de ensinar ao povo, pois é ordem do Senhor Jesus. Ele nos ensinou a irmos pregando, fazendo discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele ensinou.

Maria, talvez, nunca pensara em ser a mãe do Salvador. E se ela não fosse escolhida para essa missão, certamente outra o teria sido, pois o Messias deveria vir da linhagem real, da descendência de Davi, rei de Israel. Maria era descendente real, mas certamente não era a única. Outras havia com idênticas possibilidades. José, aquele com quem ela contraíra núpcias, também era de sangue real. Ambos se casaram com a intenção de formarem um lar e criarem seus próprios filhos. Temos especial apreciação pelo casal, especialmente por Maria. A missão de José era a de ser o pai sob o ponto de vista legal. Maria, entretanto, recebera a missão de Deus através do Anjo Gabriel, que assistia na presença de Deus. Gabriel fora o mesmo anjo que aparecera a Zacarias, pai de João, o Batista.

Quanto a ela ter nascido sem a mácula do pecado, tal idéia não tem procedência bíblica, pois o apóstolo Paulo diz em Romanos 3.23: "Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Em toda a Bíblia não há sequer uma menção de que Deus abrira uma exceção para Maria. Em Lucas 1.47 vemo-la expressando-se de forma magistral: "...o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador". Ora, salvador é somente para pessoas que reconhecem seus pecados e sua perdição.
Chamar Maria de "Nossa Senhora" também não tem procedência bíblica, pois ela mesma se cognominou "serva do Senhor", conforme lemos em Lucas 1.38: "E disse Maria: 'Eis aqui a SERVA do Senhor; cumpra em mim segundo a tua palavra'". Creio que não podemos transformar aquela que se declara SERVA em SENHORA. Paulo diz em Filipenses 2.11: "E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai". E em Efésios 4.5 encontramos a seguinte declaração: "Porque há UM SÓ SENHOR, uma só fé, um só batismo".
As duas vezes em que o Senhor se dirige à sua mãe, em João 2.4 e 19.26, Ele diz: "Mulher, que tenho eu contigo?" , "Mulher, eis aí o teu filho". Maria e José haviam se casado, como vimos, mas ainda não coabitavam, não viviam a vida conjugal, como era costume entre os judeus, conforme lemos em Deuteronômio 22.23. Entretanto, depois do nascimento de Jesus, passaram a coabitar, advindo desse relacionamento o nascimento dos filhos José, Simão, Judas e Tiago, como se pode comprovar em Mateus 13.55 e 1.14. Certo dia sua mãe e seus irmãos queriam vê-Lo e como não podiam, mandaram chamar-lhe. Todavia Ele assim expressou-se: "Quem é minha mãe, irmãos e irmãs? E olhando ao redor, disse: Eis aqui minha mãe, irmãos e irmãs. Portanto quem fizer a vontade de meu Pai, esse é minha mãe, irmãos e irmãs" Mc 3.32-35 e Mt 12.46-50.

Com muito respeito apresentamos neste artigo a verdade a respeito de Maria, a mãe de Jesus. Queira Deus abençoar a todos os leitores. Amém.

Nenhum comentário: